Vaga – Consultor(a) de Engajamentos e Preparação para Desastres Urbanos
Emprego Moçambique
Tipo de contrato
Tempo-inteiro
Detalhes da oferta
Descrição da oferta, jornada de trabalho e responsabilidades
A World Vision – Moçambique (WV – Moç ) torna público que pretende recrutar com urg ê ncia para o seu quadro pessoal um/uma Consultor (a) de Engajamentos e Preparação para Desastres Urbanos , na Beira, Provincia de Sofala .
Duração da Consultoria : 15 de Abril a 15 de Agosto de 2025
Reporta a o: Gestor do Projeto RUP II
Propósito da Consultoria:
O/A Consultor(a) de Engajamentos e Preparação para Desastres Urbanos trabalhará com a pessoa focal do PMA – Programa Mundial de Alimentação RUP II (WFP) para Moçambique para apoiar o governo de Moçambique na facilitação de intervenções de preparação para desastres urbanos para garantir a adoção de protocolos de preparação urbana e reforçar a resiliência da comunidade na região da Cidade da Beira no âmbito do Projeto Regional de Preparação para Catástrofes Urbanos financiado pela ECHO como Parceiro Implementador do Programa Mundial de Alimentação (WFP).
Principais Responsabilidades:
1.Facilitação do Diálogo Nacional sobre Redução de Risco de Desastres Urbanos:
Apoiar o governo na organização/mobilização e liderança do diálogo nacional com as principais partes
interessadas, incluindo as autoridades governamentais municipais e os líderes comunitários.
Facilitar as discuss ões sobre os Protocolos de Preparação Urbana com base nos Procedimentos
Operacionais Padronizados (SOP) de Coordenação estabelecidos com a autoridade de gestão de desastres (DMA) na Fase I.
2.º Sensibilização e capacitação da comunidade:
Realizar workshop s e campanhas de sensibilização nas comunidades urbanas, envolvendo representantes do sector privado, associações de mercado e escolas em colaboração com o governo e o PMA.
Desenvolver e divulgar materiais para informar os residentes sobre os protocolos de preparação para catástrofes e a importância da adesão durante as emergências.
Coordenar a logística dos workshops, garantindo a participação ativa e o envolvimento das comunidades – alvo.
3.Exercícios de simulação e formação:
Co- planear (Governo de Moçambique e PMA) e executar sessões de formação e exercícios de simulação para múltiplos riscos de catástrofes em áreas urbanas.
Monitorizar e avaliar os resultados da formação, fornecendo recomendações para melhorias.
4.Coordenação e envolvimento das partes interessadas:
Colaborar com as agências governamentais relevantes, PMA, ONGs e parceiros internacionais para melhorar os esforços de preparação para catástrofes urbanas.
Representar a organização em reuniões com as partes interessadas, fornecen do informações técnicas e atualizações de progresso.
Promover parcerias com organizações comunitárias e grupos de defesa para melhorar o alcance do programa.
5.Relatórios e documentação:
Elaborar relatórios detalhados sobre as atividades do projeto
Manter registos de todas as sessões de formação, feedback dos participantes e progresso da implementação.
Processo de seleção/Requisitos Pessoais
Os interessados que reúnam os requisitos acima mencionados poderão enviar a carta de manifestação de interesse, Curriculum Vitae e cópias de diplomas e certificados , até a s 17h d o dia 10 de Ab ril de 2025 , para o seguinte endereço electrónico:applications_hrd@wvi.org
A World Vision – Moçambique é uma organização C ristã de ajuda, desenvolvimento e promoção da justiça, dedicada ao tra balho com as crianças, suas famílias e comunidades no mundo todo, para que elas atinjam seu potencial máximo através da abordagem das causas da pobreza e da injustiça. A World Vision –Moçambique está ao serviço de todos , independente mente da sua religiã o, r aça, etnicidade, género, etc.
A World Vision – Moçambique mais informa ao público em geral que os processso de recrutamento e contratação são gratuitos e não cobra absolutamente nada aos candidatos.
Requisitos do funcionário
A posição é adequada para candidatos com educação
Licenciatura ou Mestrado em Gestão de Catástrofes, Planificação Urbana, Estudos de Desenvolvimento, Estudos Ambientais ou em uma área relacionada.
Qualificação e Habilidades da oferta
Pelo menos 2 anos de experiência em preparação para catástrofes, resposta a emergências ou formação.
Experiência comprovada na facilitação de envolvimentos de partes interessadas e workshops comunitários.
Sólidos conhecimentos de gestão de risco urbano e estruturas de resposta a catástrofes.
Excelentes capacidades de comunicação e coordenação.
Capacidade de trabalhar de forma independente e gerir múltiplas tarefas de forma eficaz.
Elevada proficiência em inglês e português é altamente desejável.
Viagens:
Pode haver viagens dentro de Moçambique para reuniões de partes interessadas, workshops e sessões de formação, mas as atividades são baseadas na Beira.
Alocação de Tempo:
O cargo será e xercido por um período de 5 meses, com base num plano detalhado de implementação do PAM em Moçambique. (10 dias úteis por mês durante 5 meses)
Tarefas a Executar pelo (a) Consultor (a):
Relatório de atividades para cada atividade
Contribuição de Moçambique para os relatórios intercalares periódicos
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Endereço da companhia
ID da oferta: #8761,
Publicado: 2 meses atrás,
Empresa registrada: 4 anos atrás