Vaga para Oficial de Procurement (ICEI – Instituto de Cooperação Económica Internaciona)

Emprego Moçambique

Local de trabalho Quelimane
Tipo de contrato Tempo-inteiro
Data início da jornada -
Salário -

Detalhes da oferta

Descrição da oferta, jornada de trabalho e responsabilidades

O ICEI – Instituto de Cooperação Económica Internacional, está a recrutar um (1) Oficial de Procurement (m/f) para Quelimane.

Localização: Quelimane (Assistindo Maputo).

Área: Administração

Duração do Contrato: 13 meses, com possibilidade de renovação mediante avaliação de desempenho.

Objectivo Geral:
O(A) Oficial de Procurement terá como função apoiar na implementação do plano de actividades dos projectos a nível nacional (Quelimane e Maputo), na provisão do suporte à aquisição /contratação de bens e serviços, bem como na componente de organização da documentação relacionada com todos os processos de aquisições, assegurando deste modo uma actuação eficiente e registo atempado de todos os processos de aquisições, e contratação de serviços, relativos ao ICEI.
O Oficial de Procurement trabalhará sob orientação da Administradora Nacional, desempenhando um papel fundamental na garantia de integridade, justiça e abertura dos processos de aquisição, bem como na adesão a políticas, procedimentos e controles internos da organização, assim como dos respectivos doadores.
A principal responsabilidade associada a esta posição consiste em apoiar na planificação e na aquisição/contratação de bens e serviços. O Oficial de Procurement será responsável por garantir que toda a documentação relacionada com os processos de aquisição esteja completa e corresponda aos critérios e requisitos definidos para os mesmos.
Principais tarefas e repesponsabilidades:
Coordenar as actividades do Sector de Aquisições, no ICEI;

Preparar e manter o plano de aquisições dos projetos, obter as aprovações relevantes e necessárias em tempo útil e supervisionar a execução desses planos;
Assegurar a publicação atempada dos concursos públicos, fornecer informações aos potenciais concorrentes (fornecedores e consultores), em observância aos princípios de economia, eficiência, transparência e uma concorrência fiável.
Coordenar com as áreas específicas para elaboração das especificações técnicas para aquisição de bens e serviços, assim como para elaboração dos termos de referência para contratação de consultores;
Elaborar Documentos de Concursos (usando formatos e procedimentos internos assim como respeitando as regras dos doadores), cartas-convite para concursos, relatórios de avaliação, contratos, e outros documentos necessários para implementação das actividades de aquisições dos projectos;
Facilitar a distribuição adequada dos bens adquiridos, a instalação e a utilização dos equipamentos e outros bens adquiridos, bem como a manutenção de um inventário desses mesmos equipamentos;
Assegurar que todos os equipamentos e outros bens e serviços adquiridos no âmbito dos projetos satisfazem as condições dos contratos antes de se efetuar o pagamento;
Assegurar que as informações de suporte aos processos de aquisições sejam bem coordenadas com outras informações de planificação dos projetos, nomeadamente, orçamento e outras informações financeiras dos projetos;
Fazer a revisão periódica dos procedimentos internos para aquisições do ICEI;
Receber as propostas dos concursos, participar da abertura, elaborar actas de abertura;
Organizar e Participar nas sessões de avaliação das propostas dos concorrentes como relator e assistente técnico das comissões de avaliação (Júri), solicitar esclarecimentos aos concorrentes, preparar o relatório de avaliação e submeter à Administradora do ICEI para aprovação final;
Identificar potenciais fornecedores e manter uma base de dados actualizada de fornecedores com o apoio do staff relevante a nível provincial;
Realizar e/ou supervisionar estudos e análises de mercado para identificar fornecedores adequados para os processos de aquisição;
Verificar as condições de validade dos documentos de concurso, nomeadamente as provisões sobre a garantia de boa execução, prazos de entrega, cronograma de trabalhos/entrega, indicadores de qualidade, antes da assinatura do contrato;
Estabelecer a monitoria do plano de aquisições bem como do desempenho das Entidades Contratadas.
Estabelecer e manter relações sólidas com os fornecedores; avaliar regularmente o desempenho e a competência dos fornecedores
Estabelecer um sistema de arquivo dos processos físicos, assegurando que todos os documentos relacionados estão incluídos nos arquivos correspondentes. Por outro lado, assegurar o seu constante armazenamento virtual no Onedrive;

Coordenar e manter um constante fluxo de comunicação entre todas as partes envolvidas nos processos de aquisição;
Executar quaisquer outras tarefas que lhe sejam razoavelmente atribuídas.
Políticas e Procedimentos:

Garantir integridade, justiça, precisão e abertura nos processos de aquisição;
Garantir que as políticas e procedimentos do ICEI sejam seguidos e aplicados, assim como as regras dos financiadores dos projectos;
Ajudar o staff e parceiros a se familiarizarem e compreenderem as políticas e procedimentos do ICEI, relacionados aos processos de aquisição, realizando formações ou outros métodos, conforme necessário;
Manter actualizados os registos e arquivos físicos e electrónicos de compras.
Requisitos e competências:
Possuir grau de licenciatura ou mestrado em Administração de Empresas, Logística, Economia ou outra área relevante;
Mínimo 5 anos de experiência relevante comprovada na área de procurement;
Boa compreensão e experiência profissional anterior na preparação de especificações técnicas, documentos de concurso, cadernos de encargos e pedidos de propostas;
Possuir experiência comprovada de trabalho em ONGs e cooperação internacional, nomeadamente experiência de trabalho com projectos financiados pela UE, AICS, entre outros;
Conhecimentos sólidos a nível de procedimentos e sistemas de aquisição;
Competência na utilização dos regulamentos locais relativos a aquisições e requisitos aduaneiros;
Capacidade de responder de forma eficaz às demandas e consultas, respeitando os deadlines estabelecidos;
Capacidade de gerenciar e priorizar vários concursos em simultâneo;
Domínio da língua portuguesa e conhecimentos da língua inglesa e, das línguas locais será uma vantagem;
Elevada proficiência no pacote MS Office (Word, Excel, PowerPoint, internet, OneDrive, etc.);
Carta de condução de viaturas ligeiras e/ou de motorizadas constituirá uma vantagem.
Ser dinâmico, autónomo, responsável e comprometido com a missão do projeto;
Capacidade de trabalhar de forma independente e com foco nos resultados;
Boas habilidades de planejamento, organização, comunicação, mediação, e gerenciamento de conflitos;
Capacidade de colaborar e manter boas relações entre ICEI, instituições, comunidades locais e parceiros.

Processo de seleção/Requisitos Pessoais

Envie um email para mozambique@icei.it indicando no assunto “Oficial de Procurement_Moz”, com os seguintes documentos:

Carta de Apresentação (máximo 1 página);
Curriculum Vitae (máximo 3 páginas);
Certificado de Habilitações Literárias;
Cópia de Bilhete de Identidade;
3 referências contactáveis.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 30 de Setembro de 2023.

Indique a fonte da vaga na sua candidatura.

Notas:

O CV ou a carta de apresentação devem incluir os detalhes de 3 contactos para referências (Nome, título/posição, número de telefone e e-mail).
As candidaturas incompletas não serão consideradas.
As candidaturas recebidas fora do prazo de validade indicado, não serão consideradas.
Apenas os candidatos pré-selecionados serão contactados.

Requisitos do funcionário

A posição é adequada para candidatos com educação

Possuir grau de licenciatura ou mestrado em Administração de Empresas, Logística, Economia ou outra área relevante;

Qualificação e Habilidades da oferta

Mínimo 5 anos de experiência relevante comprovada na área de procurement;
Boa compreensão e experiência profissional anterior na preparação de especificações técnicas, documentos de concurso, cadernos de encargos e pedidos de propostas;
Possuir experiência comprovada de trabalho em ONGs e cooperação internacional, nomeadamente experiência de trabalho com projectos financiados pela UE, AICS, entre outros;
Conhecimentos sólidos a nível de procedimentos e sistemas de aquisição;
Competência na utilização dos regulamentos locais relativos a aquisições e requisitos aduaneiros;
Capacidade de responder de forma eficaz às demandas e consultas, respeitando os deadlines estabelecidos;
Capacidade de gerenciar e priorizar vários concursos em simultâneo;
Domínio da língua portuguesa e conhecimentos da língua inglesa e, das línguas locais será uma vantagem;
Elevada proficiência no pacote MS Office (Word, Excel, PowerPoint, internet, OneDrive, etc.);
Carta de condução de viaturas ligeiras e/ou de moto

Endereço da companhia

Moçambique
Quelimane
Zambézia
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ID da oferta: #5284, Publicado: 1 semana atrás, Empresa registrada: 3 anos atrás

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